Programa de aprendizagem comercial: referenciais para a ação. SENAC. Brasil.
SENAC. DN. Programa de aprendizagem comercial : referenciais para a ação. Senac. Rio de Janeiro : SENAC/DEP/CTP, 2006. 52 p. (Documentos Técnicos).
A proposta deste documento é justamente a de registrar essa trajetória, com destaque para o estado atual da arte de implementação do programa em todas as unidades da Federação onde atua o Senac. Com esse propósito, o documento traz uma abordagem inicial focada nos antecedentes históricos dessa modalidade de educação profissional, especialmente no que concerne aos dispositivos legais que a regulam.
A partir dessa abordagem, são apresentados os princípios que norteiam as ações de Aprendizagem na Instituição e os referenciais para a organização da estrutura curricular dos cursos. Em seguida, são indicados os procedimentos metodológicos utilizados na sua implementação e os fundamentos do processo de avaliação adotado.
Considerando o relevante papel das empresas no sentido de efetivar o Programa de Aprendizagem, o documento também aborda o detalhamento dos processos operacionais necessários ao estabelecimento da parceria requerida para o desenvolvimento da ação educativa de preparação para o exercício profissional.
O presente documento, além de consolidar os subsídios necessários à implementação dos Programas de Aprendizagem pelos Departamentos Regionais, torna-se referência nacional para o atendimento corporativo às demandas das empresas comerciais do país.
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. O Conceito de Aprendiz
2.1. Antecedentes Históricos
2.2. O Senac e a Aprendizagem
3. Eixos Norteadores da Aprendizagem
4. Referências para a Organização da Aprendizagem
4.1. Estrutura Curricular
4.2. Metodologia
4.3. Avaliação
5. Parcerias para Execução da Aprendizagem
6. Oferta da Aprendizagem por Outras Instituições
7. Dispositivos Legais
Anexos