Antecipação das competências profissionais. Transferência do Modelo SENAI de Prospectiva

O SENAI desenvolveu um Modelo de prospecção que permite antecipar as demandas de competências profissionais, e que se baseia em diversos tipos de análises: tecnológicas, organizacionais, de ocupações emergentes, de impacto, de tendências ocupacionais, de FP comparada y de antenas temáticas, fundamentalmente. Para realizar esses estudos, o SENAI estabelece laços com diferentes interlocutores: universidades, empresas, centros de ciência e tecnologia, especialistas setoriais, entre outros. A prospectiva SENAI permite ter um panorama completo do contexto educacional, tecnológico e ocupacional.
O Modelo SENAI de Prospectiva demonstrou a sua validade, qualidade e pertinência, seja na América Latina como em outras regiões; este reconhecimento estende-se às instituições de formação profissional (IFP) que formam a rede que coordena OIT/Cinterfor, as que solicitaram, em reiteradas oportunidades, a transferência deste conhecimento. A execução da missão de OIT/Cinterfor de desenvolver uma comunidade permanente de aprendizagem e cooperação Sul-Sul é possível pela colaboração entre as IFP. Além disso, uma das características marcantes da FP na América Latina e no Caribe é a gestão, troca e construção coletiva de conhecimento, que têm produzido resultados muito importantes.
Atendendo essa tradição, profundamente enraizada na região, o SENAI e OIT/Cinterfor consideraram conveniente transferir o Modelo SENAI de Prospectiva para diversas instituições em forma simultânea, uma vez que a contribuição de diferentes entidades pode facilitar a integração de uma massa crítica que, por sua vez, tem um importante efeito multiplicador.
Esta publicação apresenta os resultados do proceso do programa “Antecipação das competências no trabalho – Transferência do Modelo SENAI de Prospectiva” desenvolvido com cinco entidades: INA/Costa Rica, INSAFORP/El Salvador, INTECAP/Guatemala, INADEH/Panamá e INFOTEP/República Dominicana.