Trabalhadoras. Análise da Feminização das Profissões e Ocupações

O livro Trabalhadoras: Análise da feminização das profissões e ocupações, resulta da realização do projeto de pesquisa: “Trabalho e relações de gênero: análise da feminização das profissões e ocupações”.

Trata-se de uma pesquisa que apresenta uma abordagem bastante original ao reunir um conjunto de pesquisadoras feministas articuladas nas áreas dos estudos de gênero e do trabalho, com temáticas e questões contemporâneas, calcadas teoricamente em recortes originais. Abordam um tema que, apesar de sua persistência histórica, ainda carece de estudos empíricos mais profundos, especialmente, no Brasil e na América do Sul. A matriz de referência das análises realizadas centrou-se nas dissimetrias que sustentam a divisão sexual do trabalho e comparte do postulado, por um lado, de que o sexo biológico não define o que é um homem e uma mulher, uma vez que são as normas socioculturais que os(as) constroem. Nessa direção é inegável que o trabalho tem dois sexos2 embora certas atividades persistam em negá-lo, além de demandarem uma presença feminina mais intensa. Por outro, há que se registrar o foco sobre as modalidades e as manifestações de mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, onde emergem formas novas e peculiares em relação à presença feminina de inovação e avanço.

O objetivo central desta publicação é o de enfatizar e  identificar as mudanças e permanências ocorridas no campo das relações de trabalho, no qual se evidencia cada vez mais “o fenômeno da feminização das ocupações e das profissões”, com a presença de mulheres em novos espaços ocupacionais e novas profissões, embora não se possa esquecer a manutenção de percursos sexuados associados, historicamente, aos usos do tempo e à condição de “naturalização” das habilidades ou capacidades femininas.

O livro apresenta duas partes: 1a Explorando Territórios – Mulheres em trabalhos masculinos, compreendendo quatro artigos. A 2a Revisitando Territórios – Mulheres em trabalhos femininos apresenta cinco artigos.


Coordinación: 
Yannoulas, Silvia Cristina
AdjuntoTamaño
PDF icon Documento completo2.36 MB