Projeto costurando minha dignidade - Associação das Costureiras de Quipapá. SENAC-PE. Brasil

País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Local
Fecha ejecución inicio: 
2009
Fecha ejecución fin: 
2009
Objetivos: 

Desenvolver competências pessoais e produtivas na área de moda, com elaboração de peças originais e exclusivas para criação de coleções arrojadas a partir de uma modelagem confeccionada com artesanato qualificado e renovado através de customizações, elevando a auto-estima e promovendo a auto-sustentação de mulheres residentes no município de Quipapá, na perspectiva de fortalecer o desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva local, através de ações cooperativas e associativas.

Población objetivo: 

33 mulheres associadas a Associação das Costureiras de Quipapá.

Descripción: 

Historicamente, os habitantes do campo deslocam-se da zona rural para a zona urbana em busca de condições de uma vida melhor, provocando o êxodo rural.

Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com melhor remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc.), baixa qualidade de ensino e necessidade de melhor infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc.). No caso específico do município de Quipapá, este cenário ocorre sempre no período da entressafra, onde a mão-de-obra masculina busca oportunidades de trabalho em outros estados.

O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, o agravamento de problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos imigrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc). 

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Tratando exclusivamente do município de Quipapá, que não possui muitas opções de trabalho, principalmente em algumas comunidades nas quais as condições de vida ainda não foram alteradas, os níveis de desempenho e continuidade escolar são muito baixos, e o corte de cana tornou-se a principal opção de profissão aos moradores locais. 
Buscando dar assistências às famílias da região, a Prefeitura Municipal, no ano de 2007, trouxe, para um grupo de mulheres do município, o curso de confecção. A partir de então, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico incentivou a produção coletiva que deu origem à criação da Associação das Costureiras de Quipapá (ACOQ), fundada em vinte e quatro de agosto de 2007. Diversas ações foram realizadas em busca de atendimento a essa associação. A Prefeitura, através da referida Secretaria, estabeleceu parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Secretaria da Juventude e Emprego, a ADDIPER, PRO-RURAL, SENAC, SEBRAE e o SENAR.

Buscando intervir positivamente nesta realidade, e atendendo à solicitação da Prefeitura Municipal, o SENAC desenvolveu o Projeto de desenvolvimento social e econômico. Esta iniciativa visou atender às mulheres associadas da Associação de Costureiras de Quipapá, pertencentes ao “Projeto Costurando Minha Dignidade”, e buscou desenvolver competências pessoais e produtivas na área de moda, confeccionada com artesanato qualificado e renovado através de customizações.

Dessa forma, o projeto atendeu 33 mulheres, residentes da zona urbana e rural do município, promovendo a inclusão social através do acesso à formação profissional nos cursos de Costureira, Desenhista de Moda e Modelista.
Na perspectiva do fortalecimento de ações associativas, o projeto desenvolveu capacitações voltadas para o processo produtivo no segmento de confecção através de uma permanente consultoria de moda visando a inclusão dos produtos no mercado. Assim, o projeto objetivou não apenas a construção de processos pedagógicos, mas também de processos produtivos e comerciais.

Factores clave: 
  • Capacitação de 33 mulheres participantes da Associação das Costureiras de Quipapá para o processo produtivo no segmento de confecção, através dos cursos de Costureira, Desenhista de Moda e Modelista
  • Estímulo à Leitura e ao raciocínio Lógico, através de oficinas de produção textual e matemática aplicada à vida produtiva do segmento de moda
  • Oficinas de gestão financeira, gestão estratégica e gestão de pessoas para elaboração de Um Plano de Negócio
  • Consultoria para a prática das ações associativas
  • Consultoria de desenvolvimento de produtos
  • Inclusão dos produtos no mercado
  • Participação de eventos, desfiles, feiras, buscando sintonia com as tendências de mercado, bem como alastrar o capital social na criação de rede de relacionamentos para divulgação dos produtos
  • Visitas Técnicas a Indústria, buscando conhecer as células de produção fazendo um link com a Industria Artesanal, e a Shopping’s buscando conhecer a correta organização e exposição dos produtos em vitrines
Evaluación: 

O grupo das costureiras apresentava motivação elevada, desejo de desenvolver o trabalho em conjunto e uma diversidade em sua composição bastante interessante (mulheres do campo, profissionais da saúde, educação e outras já trabalhando com a atividade de costura caseira).

O grupo se mostrou bastante integrado e motivado com freqüência regular e desenvolvendo uma costura de excelente qualidade, porém necessitando maior exercício na costura reta e acabamento de alta costura.

Após a conclusão dos cursos de formação profissional, bem como a consultoria de moda, ações realizadas pelo SENAC, a Associação das Costureiras de Quipapá iniciaram as atividades de produção. Com o apoio da AD’DIPER fixaram contrato com o Estilista Walter Rodrigues para execução de sua coleção 2010.

Resultados: 

O Projeto Costurando minha dignidade, foi de grande valia na vida das mulheres da zona urbana e rural de Quipapá, tempo em vista que 83% delas estão aptas para desenvolver no mundo do trabalho os conhecimentos teóricos práticos adquiridos no processo de ensino aprendizagem.

Este grupo de alunos já trazia consigo, uma grande aptidão para o fuxico, arte que agrega enorme valor na produção dos produtos confeccionados, que expressão nas suas peças, a subjetividade de cada uma.

Financiamiento: 
SENAC
Información de contacto: 
Maria Dal Vaneide De Oliveira Araújo Tel.: (55 81) 3413-6628, 8609-6490 E-mail: [email protected]