Projeto inclusão social com capacitação profissional. SENAC - Ceará Brasil
Capacitar jovens para a cadeia produtiva do turismo, abrindo portas que pudessem levá-los a sair da situação de risco e ter uma vida digna ao lado de suas famílias.
Jovens em situação de vulnerabilidade à exploração sexual na faixa etária de 16 a 26 anos; desempregados, rendimento familiar igual ou inferior a ½ salário mínimo per capita, ter concluído o ensino fundamental, residir em Fortaleza.
Experiência piloto, realizada na cidade de Fortaleza.
Para executar o projeto, o Senac elaborou a proposta curricular e realizou a capacitação dos educandos, enfocando os fundamentos teórico-práticos e a prática supervisionada, necessários à consolidação do perfil profissional de conclusão das referidas ocupações. Durante todo o processo, as instituições-parceiras estiveram envolvidas realizando acompanhamento e monitoramento dos alunos, por meio de um grupo de trabalho constituído.
O projeto envolveu:
• Realização dos cursos de acordo com a demanda prevista;
• Supervisão pedagógica com registro em formulários específicos;
• Prática supervisionada em empresas parceiras do projeto;
• Encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho.
- Módulo integrador
- Intervenção pedagógica
- Trabalho integrado
- Articulação entre os parceiros
- Prática supervisionada em empreendimentos da cadeia produtiva do turismo
Envolvimento direto entre os agentes da sociedade responsáveis por pensar e atuar no enfrentamento de problemas como o da exploração sexual por meio da educação.
- 360 jovens de 16 a 26 anos de idade capacitados em: ajudante de cozinha, assistente de produção de eventos, cumim, camareira, promotor de vendas para hotelaria e recepcionista dos meios de hospedagem.
- Índices de conclusão satisfatórios: 90% para o curso Camareira, 93% para os cursos de Ajudante de Cozinha e Cumim, 95% par ao curso promotor de vendas para hotelaria, 97% para o curso assistente de produção e eventos, 99% para o curso recepcionista dos meios de hospedagem