Programa de apoio a escola de hotelaria e turismo de Cabo Verde
Qualificar os recursos humanos que irão actuar no mercado turístico e promover uma verdadeira cultura de receber e servir bem
Jovens desempregados
O sector do Turismo conheceu uma forte expansão em Cabo Verde e o Governo, com base na sua política de desenvolvimento socioeconômico do país, tem feito fortes investimentos no sector, que constitui a principal fonte geradora de oportunidades de emprego, principalmente para os jovens.
Neste contexto, o Governo decidiu construir em 2008 a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), no quadro do Programa de Cooperação Cabo Verde/Luxemburgo, cuja entidade beneficiária é o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP. O Centro entrou em funcionamento em 2011.
A EHTCV surge para colmatar as lacunas existentes no mercado turístico cabo-verdiano, que carece de mão-de-obra qualificada e contribuir para a melhoria qualitativa da oferta turística no país.
A escola oferece quatro cursos profissionalizantes, nas áreas de cozinha e pastelaria, Restaurante e bar, recepção hoteleira e técnico de agência de viagens e turismo. A duração dos cursos varia de 9 a 10 meses e funcionam em período diurno. Destinam-se a jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, tendo em vista uma rápida integração no mercado.
A promoção de cursos de especialização, cursos por medida e prestação de serviços a clientes externos, constituem outras atribuições da escola.
Os cursos de formação inicial incluem a possibilidade de realização de práticas em posto real de trabalho, pelo que, serviços de refeições, podem ser montados, geridos e servidos pelos alunos, acompanhados e enquadrados pelos seus formadores.
Com vista a inauguração da EHTCV e arranque das formações, foram realizadas várias atividades em 2010 e 2011:
- Construção da Escola e aquisição dos equipamentos e mobiliários;
- Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Regulamento Interno da EHTCV;
- Formação de monitores de Cozinha e Restaurante;
- Programa de formação dos quadros e de formadores;
- Programa de Assistência Técnica aos cursos de formação inicial, formação avançada, especialização e idiomas;
- Assistência Técnica à montagem dos sistemas informáticos;
- Assistência Técnica à implementação do sistema de higiene e segurança alimentar;
- Concurso Internacional para o Projeto de Arquitetura da Residência de Estudantes da EHTCV (2012).
- Realização de mais de 28 atividades de capacitação aos formadores das Escolas Técnicas, beneficiando o 100% dos formadores;
- Equipamento das 4 Escolas Técnicas nas áreas de Informática, Informática de destão, Construção e Mecânica;